sábado, 21 de fevereiro de 2015

QUEM AVISA...


Se você está pensando em participar de um curso que o seu amigo fez e diz ser maravilhoso, desconfie. O que serve pra uns pode ser desastroso para outros, pois, assim como na automedicação, um mesmo remédio não serve para todos os doentes.

Leia a bula, isto é, pesquise e informe-se sobre o conteúdo do curso para não enfrentar efeitos colaterais imprevistos.

Veja algumas das técnicas que costumam ser aplicadas em treinamentos baseados em PNL:

1) Hipnose

A Hipnose é um dos princípios básicos da PNL:

A Programação Neurolinguística surgiu na Universidade da Califórnia (EUA) no final dos anos 60 e início dos anos 70 com John Grinder e Richard Bandler. O foco original da PNL foi o estudo dos padrões fundamentais da linguagem e técnicas de três terapeutas renomados e bem-sucedidos Dr. Milton Erickson, psiquiatra estadunidense e uma das autoridades mundiais nas técnicas de Hipnose aplicadas à Psicoterapia, Fritz Perl (Gestalt) e Virginia Satie (Terapia Familiar Sistêmica). Mais tarde, os padrões descobertos foram adaptados visando proporcionar uma capacidade pessoal de se comunicar de forma mais efetiva e também a realização de mudanças.

(...) Isto é, encara o cérebro como uma espécie de “hardware” e a mente e os pensamentos como uma espécie de software, numa analogia de que podemos "reprogramar" a mente humana, retirando defeitos, ou seja, erros de programação gerados no passado. (...)

A PNL utiliza técnicas que poderíamos chamar de meditativas e hipnose para estabelecer o que chama de "estados focalizados" e assim tentar fazer com que a pessoa utilize o seu pensamento da melhor maneira possível. Por isso, muitos dos exercícios recorrem a "estados alterados de consciência", ou estados de transe. (...)

(...) A Hipnose Ericksoniana, assim denominada por ter sido criada pelo Dr. Milton Erickson, fundador da American Society of Clinical Hypnosis, surgiu como modernização da hipnose clássica.

Trata-se de um estado alterado de consciência e percepção, de profundo relaxamento muscular, no qual, segundo Dr. Erickson, o consciente e o inconsciente podem ser focalizados por ficarem mais receptivos à sugestão terapêutica. (...)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_neurolingu%C3%ADstica

2) Rebirthing (Renascimento)

É um método de respiração consciente que, supostamente, seria capaz de promover um profundo autoconhecimento e desenvolvimento através de uma integração corporal, energética, emocional e mental do praticante. Foi desenvolvido por Leonard Orr na década de 1970.

O método recebeu o nome de Rebirthing/Renascimento porque o ato de respirar conscientemente através da técnica promoveria a ativação psico-física, trabalhando assim desde os bloqueios mais primitivos, como por exemplo, a primeira experiência do ato de respirar, fazendo com que algumas pessoas revivenciassem o ato do seu próprio nascimento.

Fonte: http://www.inexh.com.br/novo/html/renascimento.htm

3) Rapport e Ancoragem

Rapport descreve um relacionamento próximo e harmonioso em que as pessoas ou grupos em causa compreendem sentimentos ou ideias uns dos outros e se comunicar bem.

Um clássico exemplo incomum de se relacionamento pode ser encontrada no livro Uncommon Therapy por Jay Haley, sobre as técnicas de intervenção psicoterápica de Milton Erickson. Erickson (pai da Hipnose) desenvolveu a capacidade de introduzir a visão de mundo de seus pacientes e, a partir desse ponto de vista (com relação estabelecida), ele foi capaz de fazer intervenções muito eficazes (para ajudar seus pacientes a superar os problemas da vida).

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Rapport

Esse poder miraculoso que alegam ter através do uso das técnicas mencionadas, de conseguir reprogramar o cérebro, serviria inclusive para tratar as doenças mentais, conforme vídeo publicado na página da Programação Neurolinguística no Facebook, em que a técnica de Rapport é usada para tratar de um paciente em surto psicótico:

https://www.facebook.com/video.php?v=161267860633835&set=vb.247467235298887&type=2&theater

4) Passeio Cego

Esta é uma das atividades mais impactantes dos treinamentos, portanto, reservaremos um post especial para falar dela mais detalhadamente. Aguardem!
**********************************************************************

E estas são as técnicas aprendidas em cursos de formação dos instrutores de PNL:


Pressupostos Básicos da PNL


Representação Interna


Calibração


Acuidade Sensorial


Canais Representacionais


Rapport


Metamodelo de Linguagem


Condição de Boa Formulação de Objetivos


Metaobjetivos


Linguagem Hipnótica de Milton Erickson


Metáforas


Níveis Neurológicos


Alinhamento de Níveis Neurológicos


Ressignificação


Métodos de Ancoragem


Dissociação


Swish


Flexibilidade, Reação a Críticas, Criatividade Disney


Cura Rápida de Fobia


Acordo Condicional


Squash Visual - Trabalho com Polaridades


Mudança de Histórico Pessoal - Pesquisa Transderivacional


Reestruturação em 6 Passos - Mudança de Comportamentos